Banco de Crédito del Perú

A transformação cultural do banco líder do sistema financeiro peruano

Sector

Financeiro

Empleados

16.586

Región

LATAM

Com 130 anos de existência e mais de 9.600 pontos de atendimento, o Banco de Crédito do Peru (BCP) atende a mais de 7 milhões de clientes e é a marca mais valiosa do país. Em resposta à rápida evolução do setor bancário, o BCP iniciou, em 2016, um processo de transformação cultural e digital, denominado Samay. A palavra vem do idioma Quechua e significa alma, novos ventos. O objetivo dessa transformação é efetivamente conectar todos os colaboradores com a nova alma do banco, de proximidade, colaboração e segurança, de transformar planos em realidade. A visão da instituição é ser a empresa peruana a oferecer a melhor experiência tanto aos clientes quanto aos colaboradores, que precisam estar mais bem informados.

Além disso, o desafio era conectar os 15% dos colaboradores que não possuíam e-mail e tinham acesso limitado à rede interna da instituição. Com isso, o BCP sentiu necessidade de mudar significativamente a maneira de se comunicar com os funcionários e buscou então nova ferramenta, que permitisse uma comunicação rápida e eficiente o bastante para garantir a transmissão dessa cultura entre os mais de 16 mil colaboradores.

A solução escolhida foi o Workplace, por contar com interface similar à do Facebook, a segurança de uma ferramenta estratégica e as funções necessárias para empresas, a possibilidade de uso móvel da plataforma, atualizações rápidas e melhoria contínua. Seria um novo nível para a comunicação interna. Implantado em 16 de outubro de 2018, o Workplace no BCP tem hoje 94,6% das pessoas ativas na plataforma.

Resultados

81%dos colaboradores usam o Workplace em dispositivos móveis

98%dos líderes do banco são ativos na plataforma

95%do conteúdo gerado é criado espontaneamente pelos funcionários

Como o Workplace ajudou

Conteúdo Segmentado

O BCP usa as funcionalidades dos grupos e feed de notícias para que as informações cheguem de forma segmentada para determinadas áreas ou funções. Essa estratégia aumentou o alcance e a entrega de conteúdo aos colaboradores, além da velocidade. Dois a cada três colaboradores se sentem mais bem informados desde a implantação do Workplace e, já no primeiro mês de uso, 80% apontaram a plataforma como seu principal canal de comunicação.

Um dos resultados estratégicos que o banco quer atingir até 2021 é ser o número um em Experiência do Colaborador. Para isso, os gestores usam o Workplace para obter insights diretos dos times, conhecer suas necessidades de informação e conectá-los melhor à cultura do banco. Pelo acompanhamento das reações, comentários e métricas, é possível identificar em tempo real a aceitação ou velocidade de adoção de uma novidade, por exemplo.

Outro recurso cada vez mais usado são as enquetes. A instituição já planeja implementar pesquisas automatizadas, para colher feedback com ainda mais eficiência e identificar necessidades e conhecer melhor o colaborador.

Grupos conectando pessoas e cultura

Já os grupos do Workplace para toda a organização mantêm os colaboradores do BCP conectados entre si e com o espírito da empresa, como parte da cultura Samay. É nos grupos que os funcionários compartilham os princípios e comportamentos associados à nova cultura do banco. Eles criaram o hábito de postar fotos que mostrem situações que refletem a vivência dessa cultura. Existe ainda um grupo que concentra toda a informação sobre como vivenciar os princípios culturais do banco, que serve de referência para os colaboradores que ainda estão se acostumando com a nova cultura.

Com o Workplace, a área de Comunicação divulga 94% mais conteúdo do que antes, graças à praticidade e velocidade na maneira de criar conteúdo. Os passos necessários para esse processo caíram de seis para apenas dois, e o uso de recursos audiovisuais como imagens, vídeos e infográficos aumentou. No grupo de notícias da instituição, 42% das publicações são feitas pelos próprios colaboradores.

Além dos grupos de trabalho, os colaboradores criaram grupos de interesses, como tecnologia, finanças e até games, para trocar experiências e interagir mais com os colegas de trabalho. Eles também compartilham artigos e organizam eventos, como corridas. Da média de 8 mil posts publicados mensalmente no Workplace do BCP, apenas 5% são conteúdos oficiais.

Liderança mais próxima

O banco possui mais de 430 agências no Peru, com mais de 10 mil colaboradores na divisão comercial. Para conectar todas essas pessoas aos objetivos de venda da instituição, os gerentes usam mensalmente o recurso de vídeo ao vivo do Workplace. Como resultado, os colaboradores agora têm melhor conhecimento dos produtos da empresa e das metas mensais. Eles participam de grupos especiais, de acordo com suas funções, chamados “Os Bons Dados”, onde compartilham e discutem os assuntos das lives. Diferentemente do e-mail, a comunicação face a face aproxima as pessoas e promove uma interação mais calorosa, que se alinha perfeitamente à nova cultura do banco.

98% dos líderes do banco são ativos no Workplace, fazendo comentários, respondendo a consultas e efetivamente se mostrando mais próximos de suas equipes. A cada três meses, o CEO faz sua própria live, para compartilhar em tempo real com todos os colaboradores as novas iniciativas, aprendizados ou temas que deseja reforçar.

A proximidade acontece mesmo com os colaboradores em dia de home office, se mantêm conectados aos colegas de trabalho por meio da plataforma e participam de reuniões, transmissões ao vivo e até treinamentos.

Os líderes também se sentem mais tranquilos em contar com a ferramenta de Safety Check, que, em caso de eventos catastróficos como enchentes ou terremotos, permite enviar uma mensagem a todos os colaboradores e checar se estão a salvo, com um único clique. Antes, essa tarefa precisava ser feita por mensagens ou ligações.

Workchat

Para se comunicarem mais rapidamente entre agências, os colaboradores trocaram o WhatsApp pelo Workchat. Na ferramenta, eles criaram grupos de trabalho e fazem uso de chats pontuais para coordenar iniciativas. Nos primeiros seis meses desde a implantação da plataforma, mais de oito milhões de mensagens já foram trocadas via Workchat, enquanto o uso do e-mail caiu.

O próximo passo será implementar um bot para que o Workchat se torne o principal canal de contato para os colaboradores da instituição, com o objetivo de automatizar requerimentos e facilitar a autogestão da informação, garantindo a qualidade do serviço e a melhor experiência nas interações com os processos de gestão de pessoas.

“O Workplace nos permitiu escalar rapidamente nossa transformação para os mais de 16 mil colaboradores do BCP em todo o Peru, transformando de forma disruptiva nossa maneira de comunicar internamente. Hoje, nossa comunicação é mais dinâmica e participativa, fortalecendo ainda mais a colaboração e a gerando um sentimento de pertencimento e identidade com nossa nova cultura e nosso propósito: transformar planos em realidade.”

Gianfranco Ferrari

Gianfranco Ferrari

CEO do BCP

Principais recursos

Create account

Your email address